quinta-feira, 2 de julho de 2009

Espaço (Freak) Gourmet - Bolo de Danoninho.

Adoro cozinhar, e dou todos os créditos disso para a Dona Cezona, porque ela manja das paradas culinárias. Ela inventa umas coisas muito loucas, é conhecida em todos os continentes pelo feijão invocado e pelos bolos mega recheados.

Aíííí, o ano passado eu achei que eu devia fazer o meu bolo de aniversário. Camaradagi, missãozinha ordinária abraçar o legado da fazedura de bolos de Dona Cezona... pensei comigo: a véia vai colar em mim e vai ficar ditando o que ela faria melhor que eu, igual uma professora dita a tabuada do 2 com a régua na mão. Oh, Ofélia... valei-me.
Ainda mais quando eu dei o veredicto:
- Mãe, já sei do que vai ser o bolo.
- Do que?
- De danoninho.

WHAAATTTT? Bolo de Danoninho?
Um impropério. Uma ofensa ao sagrado ritual da confeitaria. Como diria Dona Mariana na novela das 6: DESCONJUROOO, DESCONJURRRO ANTÉÉÉROOOO!
E com a minha mãe não tem miséria, ela bota de tudo no bolo: nozes, chantilli, chocolate, coco, doce-de-leite, abacaxi... tudo no mesmo bolo. Ela segue um tema quando vai fazer bolo: TEMA GOSTOSO. Se é gostoso, vai pro meio do bolo.
- Mãe, seguinte... meu bolo vai ter a massa de chocolate, recheio de danoninho, e chantili com morango.
- Que você acha de colocar coco?
- Não.
- Ahhh, já sei: Vamos colocar umas castanhas também!
- Não, mãe...
Tá até dou um pouco de razão pra ela, afinal é meio desesperador saber que alguém vai rechear um bolo com danoninho. Mas, na verdade eu havia aprendido uma receita muito boa de daninho caseiro em um blog maior e melhor que esse, o Eat 'n' Tell Receita essa, que até um paquiderme sem uma das patas e com a tromba amarrada, consegue executar:

Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme-de-leite
- 1 saquinho de Tang sabor Morango
- E mais nada. Juro por Dona Benta e Tia Anastácia.

Modo de Fazer
Misturar. No blog diz que é pra bater no liquidificador, mas se você misturar tudo em uma tigela vai notar que a acidez do suco faz o creme ficar grossinho (Ui!). Lá tá dizendo também, que TEM que ser TANG não adianta colocar Ki-Suco que talvez o resultado não seja tão bom... eu resolvi não contrariar os mandamentos do Danoninho Caseiro perfeito. E mââÂââÂno... o baguio é loco. Juro, fica muito bom, fica mais gostoso que o original, e rende horrores. Eu usei pra rechear o bolo, mas imagino que se misturar com tudo, inclusive com as coisas que a Dona Cezona sugeriu, fica bom. Fazer camadas com bolacha, rechear uma massa de torta, fazer camadas com sorvete de creme (é, eu sou criativa na cozinha), deve dar certo.

Sei lá porque eu nasci com coordenações gastronômicas, mas tem muita amiga minha que colocaria uma cozinha a baixo em menos de 5 minutos. Olha, quer agradar o namorado, a sogra, a mãe? Faz umas tacinhas forradas de morangos e joga o danoninho de mentira por cima. Vai ficar lindo e gostoso.
Meu bolo:



Até que ficou com uma cara boa, né? Essa ganache de chocolate amargo completou a receita, ficou bom demais. Não sabe o que é ganache? Ah, fica pra outro post.

5 comentários:

  1. Hummm Nhami Nhami....esse bolo 'e realmente muito bom e muito facil de fazer...C, qdo vc vai fazer de novo hein hein?? A lombriga ja ta agitada...kkkk...

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia, queria provar!
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Menina, maravilhoso seu bolo, deu até agua na boca...e hiper facil essa receita de danoninho caseiro....parabens msm...

    ResponderExcluir
  4. olá adorei eu já tinha feito uma receita de danoninho q ao invés de 2 cx de creme de leite coloca 1 cx e mais um copo de iogurt natural e o suco fica melhor qdo é o sem açucar pra não ficar mto enjoativo mais qm gosta mto de doce poe o adoçado ...

    ResponderExcluir